Oficina de Disseminação Freguesia do Ó / Brasilândia

.

No sábado, 30 de junho de 2012, foi realizada a Oficina de Disseminação Freguesia do Ó / Brasilândia. Nos moldes das oficinas realizadas em Perus / Anhanguera e Pirituba / Jaraguá, a oficina teve como objetivo refletir sobre os Conselhos Regionais, seu funcionamento e suas atribuições, de modo a criar a corresponsabilização pelo território por parte dos conselheiros do poder público e da sociedade civil. Além disso, as atividades buscaram contribuir para a construção de propostas de educação e gestão ambiental compartilhada para o Plano de Trabalho da nova gestão do CADES-Regional.

 

Dentre as temáticas abordadas, destacam-se:

  • Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz: estrutura, atribuições e funcionamento;
  • Plano Diretor de São Paulo e Planos Regionais Estratégicos: ações locais para a transformação global;
  • Agenda 21: cidadania planetária e intervenção.

Clique aqui para visualizar a apresentação de slides da oficina.

O encontro contou com a presença de 23 pessoas (destaque para grande participação dos conselheiros eleitos pela sociedade civil), que puderam vivenciar um círculo de cultura em que trocaram experiências e se articularam para  fortalecer o processo de transformação do território de Freguesia do Ó e de Brasilândia. A oficina teve um clima descontraído, possibilitando aos participantes se conhecerem melhor e proporcionando o compartilhamento de ideias e propostas para a nova gestão do Conselho Regional que acabou de assumir.

No fim do encontro, a avaliação dos participantes revelou um pouco sobre a relevância da temática abordada na oficina:

“Aprendi que o conselho é um instrumento muito forte de participação popular”

“A metodologia utilizada na oficina deixou todos os participantes motivados e houve uma articução muito boa entre os conselheiros e os demais participantes”

Fotografias da Oficina:

 

 

Voltar