Vídeos

Jardins Filtrantes

Eles limpam as águas do rio Sena e tratam esgoto e resíduos industriais com muita eficiência, em um ambiente bonito e agradável, que pode ser utilizado como área de lazer. A iniciativa é tão bem-sucedida que já está sendo adotada por empresas, hoteis e comunidades inteiras.

Virtudes

O vídeo mostra Leonardo Boff que tece comentários sobre ética e natureza. Conceitos de interdependência, ecodependência, desigualdade e justiça socioambiental são temas centrais que foram abordados nesta entrevista.

Saindo da lixeira

Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Em meio à crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Abordando a complexa problemática do lixo em São Paulo, o vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do Grupo Alma Ambiental, formado por jovens do bairro que agem para sensibilizar e mobilizar a população, incentivando a autonomia a partir de uma nova consciência.

Saindo da Lixeira – Documentário from ALMA Ambiental on Vimeo.

Entre Rios

Documentário que aborda a urbanização da cidade de São Paulo e que reflete acerca de como o processo de crescimento da cidade, sobretudo através de opções políticas,  lidou com seus recursos hídricos, em especial seus principais rios.

Os Sete Constituintes

Apresentação do Grupo Sertão Vivo de Artes de Carnaúba dos Dantas/RN. O Grupo apresenta o poema “Os Sete Constituintes” de Antonio Francisco (Mossoró/RN). No vídeo, sob um pé de juá, uma assembleia composta por diferentes espécies de bichos reflete sobre o mundo em que vivemos.

The Meatrix

Animação que critica o modelo de produção de alimentos em larga escala.

The Meatrix (2003) from Luiz Santiago on Vimeo.

 A Carta de 2070

Narração da carta de uma pessoa que está 2070 e que mostra de forma degradante o futuro dos seres humanos e do planeta.

Carta do ano 2070 from Biblioteca Palmeira on Vimeo.

 Jogo da Carta da Terra

Iniciativa do Instituto Harmonia na Terra em parceria com o Coopera Brasil, o Jogo da Carta é uma ferramenta inovadora de educação para a sustentabilidade que promove a vivência dos princípios e valores da Carta da Terra de uma maneira lúdica, envolvente e participativa.

JOGO DA CARTA DA TERRA – FILME CURTO from Instituto Harmonia na Terra on Vimeo.

 

 

Voltar