Diálogos do Encontro Território Cidadão

.

O Encontro Território Cidadão aconteceu no dia 28 de julho na Casa de Cultura da Brasilândia e proporcionou o diálogo sobre a Macrorregião Norte 1 de São Paulo por meio de representantes das subprefeituras Pirituba/Jaraguá, Perus/Anhanguera e Freguesia do Ó/ Brasilândia.

O evento foi a última atividade do Projeto Encontro Território Cidadão, entretanto, proporcionou reflexões sobre a continuidade dos trabalhos por meio da atuação dos conselheiros de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz e da sociedade civil, organizada ou não, apoiando e fortalecendo os Cades Regionais.

No período da manhã houve um diálogo entre a sociedade civil e o poder público focado nas questões que envolvem o Cades, participação qualificada, atuação dos Departamentos de Gestão Descentralizadas (DGD) da SVMA, articulação entre Cades e DGDs e mudança de paradigma. A tarde o enfoque foi a reflexão sobre os Planos de Ação dos conselheiro

Destaque para a fala da Rute Cremonini: “Agradecemos todos os conteúdos, toda a forma, todo o carinho que vocês (do Projeto Território Cidadão) agregaram aos conselhos. Na verdade eu acho que em muitos momentos a gente vai ver que o que foi trabalhado aqui vai fazer a diferença nos Cades do município de São Paulo. Esse projeto é um marco na nossa história”.

A atividade foi bem avaliada pelos participantes que a consideraram motivadora e participativa. Destaque para uma aprendizagem citada: “O conselheiro deve fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil”

O projeto Território Cidadão atingiu os seus objetivos propostos com a ajuda de cada uma das pessoas que se comprometem com o território em que vivem e participaram do curso, da oficina, do Encontro e dos debates. O projeto foi finalizado com um sentimento muito bom por ter construído e fortalecido relações e compromissos que contribuem e contribuirão para a melhoria da qualidade de vida na Macrorregião norte 1 e para o fortalecimento dos Cades Regionais.