Como a Democracia Participativa se concretiza na Cúpula dos Povos?

.

A Cúpula dos Povos na Rio + 20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontece do dia 15 ao 23 de junho de 2012.

A Cúpula dos Povos contempla uma série de atividades:
1. Acampamentos
2. Territórios do Futuro
3. Atividades Culturais
4. Espaços de Feira
5. Espaços Compartilhados de Mídia Livre
6. Atividades Autogestionadas de Articulação
7. Plenárias de Convergência Pré-Assembleia
8. Assembleia dos Povos
9. Mobilizações
10. Avaliação

Todas as atividades buscam contribuir e convergir para a Assembleia dos Povos, como expressão da mobilização para a construção de unidade na diversidade.
As atividades de 1 a 5 foram simultâneas e aconteceram desde o dia 15 até hoje (22 de junho), tornando a Cúpula um espaço vivo e de muitas trocas.
As atividades 6 a 8 tiveram como objetivo um processo de diálogos para a construção de convergências nas sessões das Plenárias em torno de grandes temas agregadores: Direitos por justiça social e ambiental; Defesa dos bens comuns contra a mercantilização; Soberania alimentar; Energia e indústrias extrativistas; e Trabalho – por uma outra economia e novos paradigmas de sociedade.
Os resultados das plenárias foram apresentados na Assembleia dos Povos, que finalizou ontem com um documento convergente dos movimentos sociais e indivíduos presentes na Cúpula dos Povos, com o posicionamento da sociedade em relação ao evento oficial.

Diante da importância e repercussão que a Cúpula dos Povos e a Rio+20 terão no mundo e em cada território local é essencial que os Conselheiros do CADES acompanhem essas decisões que poderão pautar suas linhas de atuação.

Fonte: http://cupuladospovos.org.br/