Subprefeituras
Realização
Problemas relacionados ao meio ambiente estão cada vez mais presentes nos jornais e noticiários. Desafios como o aquecimento global e a poluição das cidades apontam para as consequências negativas da ação do homem a longo prazo e nos levam a repensar a maneira como a humanidade se relaciona com o planeta.
Se quisermos que as futuras gerações tenham uma vida sustentável, que se refere à preservação dos recursos naturais, bem como uma vida de qualidade, temos que ter em mente que o cuidado com o planeta é dever e responsabilidade de todos.
Essa corresponsabilidade pode ser realizada pelo cidadão em sua própria vida cotidiana, nos locais onde vive, trabalha e nos espaços de lazer. Afinal de contas, a conservação das áreas verdes, o cuidado com a água, a preservação dos mananciais, a reciclagem do lixo e o consumo sustentável são questões ambientais importantes que afetam diretamente a qualidade de vida da população.
O exercício de uma cidadania ambiental requer a participação efetiva de todos. Mais do que apontar problemas ou denunciar o mau uso dos recursos naturais, participar é propor soluções, realizar parcerias, mobilizar as comunidades, construir junto ao poder público políticas relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Isso tudo é zelar pelo bem comum.
Para tanto, o Município de São Paulo possui instâncias locais de participação social, na forma de conselhos, referentes às questões de meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável e cultura de paz.